sábado, 10 de janeiro de 2009

Tintim é Octogenário! Parabéns, repórter!




Georges Prosper Remi, conhecido como Hergé, nasceu a 22 de Maio de 1907 e faleceu em Etterbeek a 3 de Março de 1983. Foi um desenhista de banda desenhada que se tornou famoso como criador do consagrado e mundialmente conhecido personagem e herói Tintim.
Hergé nasceu na Bélgica e, segundo afirmou, a inspiração para Tintim veio-lhe do irmão Paul. Muitas das principais personagens das suas histórias eram baseadas em pessoas que conheceu .Nos dois últimos anos, decorreram as comemorações do centenário do seu nascimento e hoje é dia de festejar os oitenta anos de Tintim. O repórter de poupa no cabelo nasceu em 1929, a 10 de Janeiro.
Ele e o seu inseparável cãozinho, Milou, marcaram a infância de milhões de pessoas por todo o mundo desde que nasceram.
"Tintin foi uma oportunidade para me exprimir, projectar para fora de mim o desejo de aventuras, de violência e de desembaraço que havia em mim", explicou um dia Hergé sobre a personagem.
Oitenta anos após o nascimento de Tintin, as aventuras deste jovem repórter tornaram-se leitura obrigatória da infância e uma iniciação à história contemporânea que abordou, nomeadamente, os conflitos no Médio Oriente ("Tintin no país do Ouro Negro), e as revoluções sul-americanas ("L`Oreille Cassée"/A Orelha Quebrada").
Conhecido como o Walt Disney Europeu, Hergé criou diversas personagens além de Tintim, tais como Jo, Zette e Jocko. Hergé também criou Quim e Filipe (Quick et Flupke), dois miúdos que vivem aventuras urbanas. O incomparável estilo de Hergé e o soberbo uso de cores levou-o a ser aclamado internacionalmente após a Segunda Grande Guerra. Os álbuns de Tintim, como os de outras personagens suas, são lidos em mais de 40 línguas. O seu estilo influenciou, certamente, a criação de outras personagens dos quadrinhos como Astérix, Lucky Luke, Blake & Mortimer e muitos mais.

32 comentários:

Isa disse...

Começo por te dizer q.o Cata-Vento
ñ precisa de avião.Tem o encanto e magia suficiente para "ver" a beleza
onde quer q.ela se encontre! :)
Vamos ao Tintim.Ele foi o companheiro de muitas horas do meu Nuno.Ainda hoje o aprecia.
Parabéns,repórter! Muitos anos a encantar gerações.
Beijoo.
isa.

Cata-Vento disse...

Eu gosto de banda desenhada e habituei-me a ler a Mafaldinha e o Astérix e até a recomendar a sua leitura.

Também o meu filho, a quem desde muito cedo, incuti esse gosto não passa sem um livrinho de B.D.de vez em quando. Mas lê de tudo um pouco e muito.

Beijinhos mil

Bem-hajas!

aflores disse...

Foi há muitos anos, em Braga, na casa de uma tia minha (a mais abastada da família), que na altura das férias da Páscoa e férias grandes, tive o contacto com a banda desenhada e em especial do "Tintim".
A partir daí foi uma paixão daquelas...fortes.
Também me recordo do Astérix, mas não esqueço nunca a banda desenhada "dos pobres" (talvez por ser mais barata) onde me deliciei com as aventuras do Major Alvega, Tonto, Mascarilha, Zorro, Fantasma...ihhhhhhh pá do que me veio à memória agora :o)
O tempo passa depressa...ainda tenho alguns exemplares guardados.

Bem hajas por fazer (re)viver estas recordações.

Fica bem.

Bom fim de semana.

Cata-Vento disse...

A. Flores, amigo!

Também me recordei da b.d. dos pobres. A minha era diferente da tua. O Patinhas, o Donald, o Cascão...deixavam-me feliz.
Tempos tão bons!

Beijinhos

Fa menor disse...

Sempre intemporal...

bom fim-de semana

Bjinhos

Ludo Rex disse...

Então parabéns...
Kisses

jo ra tone disse...

Fizeste-me recuar uns anitos.
e recordar os momentos de ver os desenhos animados.
Vai servir para publicar mais um post daqui a uns tempos.
Brilhante a tua homenagem."Vamos apresentar...
"Les Aventures
de
TINTIN".
Beijinho
Bom fim-de-semana

Papoila disse...

Cata-Vento:
O Tintin e o seu companheiro o capitão Haddock fizeram as minhas delícias... grandes personagens... para além do professor Tournesol e da grande cantora lírica Bianca Castaphiori.
Beijos

heretico disse...

que saudades do portuguessimo "Mundo de Aventuras..."

abraço

elvira carvalho disse...

Nunca fui grande aficionada de banda desenhada. Mas lembro-me de ter lido algumas (poucas) coisas. Também o sitio onde me fornecia de livros de leitura não tinha por lá banda desenhada.
Um abraço e bom fim de semana

SILÊNCIO CULPADO disse...

É bom encontrar um espaço que fale de Tintim. É bom haver quem considere relevante o aniversário do repórter de BD.
A BD é um mundo de encantamento a que me entreguei e passei ao meu filho mas que há muito deixei de visitar.
Este lembrete trouxe-me vontade de voltar a ler.

Abraço

ASPÁSIA disse...

AMIGA CATAVENTO!

FUI GRANDE FÃ DE BD. E HOJE EM DIA, AINDA SOU, MAS O TEMPO E OS OLHOS NÃO DÃO PARA "PRATICAR"....

LI O TINTIN TODO, POIS, ALEM DE ALGUNS ALBUNA QUE TINHA, MINHA IRMÃ, ASSINOU-ME A REVISTA DESDE O Nº 1 ATÉ QUE FALECEU. OU SEJA LI A REVISTA AÍ DESDE OS 9 ANOS ATÉ AOS 16. FOI O MEU TEMPODE DE LICEU TODO.
ALÉM DO TINTIN, UM CLÁSSICO, GOSYAVA MUITO DO CAVALEIRO ARDENT, DO CORENTIN, DO TUNGA, E DA ESCOLA BELGA, TB DO SPIROU E DOS SCHTROUMFS- DESTES ULTIMOS MINHA IRMA DEU-SE ALGUMS ALBUNS EM FRANCÊS.

A COLECÇAO DA REVISTA ACABOU POR IR PARA MEUS PRIMOS E CONSTA-ME QUE AINDA PRA LÁ ESTÁ EM CASA DE MINHA PRIMA EM ÉVORA.
TENHO AINDA MONTES DE LIVROS DE BD AQUI EM CASA.
UM DIA QUE CÁ VENHAS VERÁS!
OS ULTIMOS Q COMPREI FORAM "OS GATOS" DO BRASILEIRO LAERTE... DELICIOSOS!
TAMB+E, TENHO DO "MERCENÁRIO" VARIOS ALBUNS É UMA BD ASSIM COMO Q PINTADA, NAO SEI SE CONHECES.

AFASTEI ME UM POUSCO DO TEMA... DESCULPA.

O HERGÉ FOI UM GRANDE DESENHADOR E MUITO CULTO- APREBDIA-SE MUITO LENDO AS AVENTURAS DO TINTIN!

ALEM DE OUTROS PERSONAGENS JÁ MENCIONADOS NOUTROS COMENTS, HAVIA UM PORTUGU~ES - O SR. OLIVEIRA DE FERREIRA, PARECE.
A CASTAFIORE NÃO SE ESCREVIA CASTAPHIORI- ERA MESMO CASTAFIORE, FLOR CASTA EM ITALIANO.

SABES Q HOJE ESTOU COM OS OLHOS SUPER-INFLAMADOS. JÁ NAO ESTAVAM BONS E DEPOIS VI UM FILME EM DVD, O QUE É RARISSIMO.
QUANTO AO PÉ ESTOU MELHOR. A BEM DIZER COM AS PALMILHAS QUASE ANDO NORMALMENTE, MESMO A CONDUZIR (POUCO).

PASSA BOM DOMINGO!
LEVA O CATAVEBTO PARA O PÉ DAS BRASAS, SENÃO NO ALTO DO TELHADO, CONGELA...

BEIJINHO QUENTINHO !

De Amor e de Terra disse...

Minha querida Menina, bom dia!
O estilo e as preocupações sociais, não enganam quem te cnhece minimamente.Que bom estares e continuares...que bom que posso, apsar das minhas ausências, a poder visitar-te e deixar o meu "recado"!
Também eu gosto MUITO de banda desenhada. Obrigada por me/nos relembrares estas efemérides.
Um beijo ENOOOORME querida Amiga e felicidades, para ti e para o Cata-vento.
Que o novo Ano vos seja de bons ventos de Paz e Luz.

Maria Mamede

Cata-Vento disse...

Fa menor

A boa banda desenhada é intemporal. Morro a rir com o Astérix e recomendo a sua leitura a muitos jovens, mais e menos pequenos. Claro que o Tintim também me é muito querido assim como outros.

Beijinhos

Bem-hajas, Fa!

Cata-Vento disse...

Ludito

Beijinhos para ti também, algarvio amigo.

Bem-hajas!

Cata-Vento disse...

Beijinhos Jo Ra! Fico aguardando esse post. Eu passava as tardes de Domingo presa à TV.Já lá vão esses tempos!

Tem um bom domingo! Dá um beijinho meu à Ti Maria.

Cata-Vento disse...

Papoila

A banda desenhada também me proporcionou momentos deliciosos de lazer e aprendizagem. É que quando não percebia as palavras, os avós e também os pais passavam-me um dicionário para a mão e aproveitavam para me transmitir alguns conhecimentos.

Bem-hajas!

Beijinhos

Cata-Vento disse...

Herético

Quantas saudades! Já lá vão esses tempos. Agora a banda desenhada quotidiana é outra. Com cada prancha!

Beijo

Cata-Vento disse...

Elvirinha

Foste lendo outras coisas que tanto te têm servido pela vida fora e agarraste o gosto pela leitura.
Bem-hajas, amiga.

Mil beijinhos

Cata-Vento disse...

Silêncio Culpado

Ainda a leio embora esporadicamente. Faz-me dar umas boas gargalhadas.

Beijinhos querida amiga.

Bem-hajas!

Cata-Vento disse...

Aspásia, amiga!

Eu sei que a menina é fã de tudo um pouco e daí essa bagagem que transporta e lhe permite falar com conhecimento de temas diversos conforme tenho constatado.
Eu também gosto de banda desenhada e continuo a lê-la e a comprá-la esporadicamente. Tenho muitos livros que passarão em breve para a minha princesa.

Beijinhos mil

Cata-Vento disse...

De Amor e de Terra

Querida amiga passei para esta casa mas a outra ficará para sempre aberta. Tenho lá testemunhos, tenho lá poemas, textos que não posso perder.
Fico muito satisfeita com a tua visita, como sempre, amiga das letras, das artes, da poesia.
Beijinhos mil

Bem-hajas!

Mariazita disse...

Venho agradecer a tua viisita ao meu blog e, logicamente, conhecer o teu espaço.
Como regressei hoje das mini-férias -:) e tenho muitas visitas para fazer, esta não pode ser muito demorada. Dei apenas uma olhada geral, mas digo-te: gostei do que vi.
Parabéns!
Vou voltar com mais tempo.

Feliz Domingo

Beijinhos
Mariazita

Cata-Vento disse...

Mariazita

Que as férias tenham sido retemperadoras e que venha cheia de energia para continuar a navegar.

Beijinhos

Bem-haja!

Goldfinger disse...

A BD adormeceu à minha cabeceira montes de vezes!

Ainda hoje guardo inúmeros livrinhos que lamento a juventude de hoje não valorize muito.

Aliás pouco ou nada lê. E todos temos culpa desse fenómeno. É preciso incutir nos jovens o gosto pela leitura, nem que seja de BD.

Abraço

GOLDFINGER

Cata-Vento disse...

Golfinger

Seja bem-vindo à casa deste humilde Cata-Vento. As portas estão abertas.
Concordo consigo quando diz que os jovens de hoje pouco lêem e que nos compete incutir-lhes esse gosto.

Bem-haja!

Um abraço

António Inglês disse...

Bom dia Sabel


Cá estou a desejar-te um óptimo fim de semana.
Como vês não fui para muito longe. Se calhar andarei bem mais perto assim.

Um beijinho

António

Cata-Vento disse...

António, que surpresa boa amigo!
Que vás passando por estes caminhos é o meu desejo. Um amigo como tu nunca cairá no esquecimento e é com todo o prazer que te recebo.
Bem-hajas, amigão!
Irei lendo os teus posts que estou muito atrasada nas leituras.

Mil beijinhos

Iscte 72-77 disse...

O Tintim leva-me até à infância. E é sempre muito agradável dar um passeio ao vento junto a este catavento.
Obg pela visita

Cata-Vento disse...

Iscte72-77

Também me é muito agradável vê-la por cá, amiga.

Regressar à infância, remexer no baú da memória é reviver. Tão bom!

Bem-Haja!

gaivota disse...

oh minha linda amiga, para mim entre todos os bd's, prefiro o asterix, são os meus heróis de referência!
mas todos os que referes esão sempre em dia e ao dia, intemporais portanto!
beijinhos grandesssssss

Cata-Vento disse...

Gaivotinha amiga

Também gosto muito do Astérix. E rio, rio, rio...
Beijinhos mil