sábado, 22 de janeiro de 2011

Um Verdadeiro Sábado de Inverno











O dia amanheceu frio, cinzento e ventoso. Uma morrinha gélida, começou a cair por volta da hora do almoço e continuou pela tarde e noite cada vez mais fria, cada vez mais persistente.

Janeiro fazia lembrar aos mais afoitos e despreocupados que o Inverno ainda não abalara e que estava na hora, se ainda o não tinham feito, de tirar os agasalhos mais grossos dos baús. É certo que a geada ainda não chegou mas não tem data marcada e a frieza , nocturna e matinal, é traiçoeira. Com ela vêm as gripes, as constipações, as pneumonias que apanham até os mais assisados e prudentes.
A viver um sábado de reflexão com vista ao cumprimento do dever cívico de domingo, até a Natureza parecia associar-se ao espírito do dia.

Apesar disso, ainda aproveitámos para dar um saltinho à serra e almoçar um ensopado de borrego a fumegar. Que delícia! O fogo crepitava no fogão de sala, o som da televisão, muito baixo, não impedia a amena cavaqueira que o manjar propiciava.

À saída, outro convite irresistível. Fotografar um amendoal, ali para os lados de Messines. A terra fofa, bem lavrada pelas pás do tractor ficara mais fértil, as amendoeiras estavam carregadinhas de flores. Que assombro! O mais bonito que vi. Fica-se esmagado perante esta manifestação de magnificência da natureza. Sumptuosidade em todo o seu esplendor.

Mas o frio da serra de Silves lembrava-nos que era hora de recolher. E assim fizemos. A lareira, onde havia colocado uns gravetos de alfarrobeira, aquecera a casa por inteiro e convidava ao definitivo aconchego no lar.

8 comentários:

Lilá(s) disse...

Este ano o frio ainda não tinha chegado mesmo a sério, pensavamos nós que escapavamos... mas tens razão parece que até o tempo se está a tornar deprimido como todos nos...só mesmo um ensopado de borrego pode ajudar!
Bjs

Ana disse...

Belo sábado o teu, apesar do frio! As flores das amendoeiras, o ensopado de borrego e o regresso ao calor da lareira acesa na sala!
Que o Inverno proporcione muitos sábados assim, enquanto não chega o brilho dos dias de Primavera!
Um beijo para ti, amiga *

Anónimo disse...

E hoje o frio continua!
Frio no corpo e,principalmente no coração.
Fui votar e o desânimo ñ mora só em mim!!!!
Beijo.
isa.

Anónimo disse...

Um fantástico passeio num sábado de Inverno, que bem se pode repetir no Domingo:)

Tudo de bom.

Excelente semana.

João Roque disse...

Que bem que se está no conforto de casa, depois de ter ido votar e uma rápida ida ao hiper...
E eu até gosto do frio...

José Lopes disse...

Este fim-de-semana esteve gélido e além da lareira, que aqui também está a funcionar, gostei de ver as amendoeiras em flor, espectáculo que não vejo há uns anos.
Cumps

gaivota disse...

minha querida por aqui... também só à lareira!
fui a Lisboa, estva muito frio e um ventinho gélido, parecia que estava em Andorra!
mas foi bom, ver o jogo de hóquei em patins, reencontrar muitos amigos, já que não estou tão assídua como noutros tempos...
esse borrego deixou-me água na boca... e as amendoeiras floridas, sempre lindas!
bem hajas, minha amiga
beijinhosssssssss milesssss

DE-PROPOSITO disse...

Apesar disso, ainda aproveitámos para dar um saltinho à serra e almoçar um ensopado de borrego a fumegar. Que delícia! O fogo crepitava no fogão de sala,
--------
_E onde foi o local! Não me digas que foi no MOINHO DO TI CASINHA!
------
Que a felicidade ande por aí.
Manuel