Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsbury a 12 de Fevereiro de 1809 e morreu em Downe, Kent, a 19 de Abril de 1882.Este britânico alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução das espécies e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da selecção natural e sexual. Esta teoria desenvolveu-se no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenómenos na Biologia.
Darwin começou a interessar-se por História Natural na Universidade enquanto era estudante de Medicina e, depois, Teologia. A sua viagem de cinco anos a bordo do Beagle e escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento como geólogo e fama como escritor. As suas observações da Natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural. Consciente de que outros antes dele tinham sido severamente punidos por sugerir ideias como aquela, ele confiou-as apenas a amigos próximos e continuou a sua pesquisa tentando antecipar possíveis objecções. Contudo, a informação de que Alfred Russel Wallace tinha desenvolvido uma ideia similar forçou a publicação conjunta das suas teorias em 1858.
No seu livro de 1859, "A Origem das Espécies" ( On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), ele introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de selecção natural. Esta tornou-se a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na Natureza. Ingressou na Royal Society e continuou a sua pesquisa, escrevendo uma série de livros sobre plantas e animais, incluindo a espécie humana, notavelmente "A descendência do Homem e Selecção em relação ao Sexo" (The Descent of Man, and Selection in Relation to Sex, 1871) e "A Expressão da Emoção em Homens e Animais" (The Expression of the Emotions in Man and Animals, 1872).
Como reconhecimento importância do seu trabalho, Darwin foi enterrado na Abadia de Westminster, próximo a Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton.Foi uma das cinco pessoas não ligadas à família real inglesa a ter um funeral de Estado no século XIX.
imagens e texto da net
12 comentários:
Como sempre tudo muito bonito por aqui.
Só passei para dar um abraço
No entardecer,
o sol dança com a chuva
e um arco-íris
no horizonte tinge...
Espera a lua surgir
e entre as nuvens
uma estrela luzir.
Depois, a terra sorri
quando na noite escura
o céu clareia...
Um véu de estrelas
abraça a lua cheia...
O poeta fecha os olhos
e sente o poema
correr em suas veias.
A lua deita no mar
e o sol, novamente
beija a areia.
(Sirlei L. Passolongo)
Deixo-te um beijo...
Gostei de passar por aqui.Relembrei
factos q. estavam guardados na memória.
Deixei-te um mimo no meu canto.è dourado e mimoso. Achei.
Beijo para a tua/nossa Maria.Turrinha.
Beijoo.
isa.
Óptima selecção a tua, como sempre...Darwin é um marco na história da humanidade. Se as datas históricas não fossem sempre marcadas por episódios religiosos, penso que deveria haver uma data antes de Darwin e outra depois de Darwin...
Eu não acredito na teoria dele...
Mas emfim, cada um tem a sua...
Interessante blogue!
Voltarei mais vezes…
Redigi no pulsar
Do meu ser
Uma valiosa
Carta guardada...
O sol não brilhará
Sem que passe por lá
Para a ler,
Ou a carta será
Lacrada.
O eterno abraço...
-MANZAS-
a Luzes contra as trevas da ignorãncia...
beijo
Cata-Vento
É bom reencontrar o teu estilo inconfundível e atento ao que marcou a humanidade nas suas diferentes etapas de evolução.
Darwin é um marco e as suas teorias evolucionistas continuam presentes.
Abraço
..é sem dúvida um marco da nossa história e importante é apenas consenti-lo no tempo em que desenvolveu a sua teoria no-la legou...
Hoje são extremamente perigosas a suas teorias quando utilizadas para além das barreiras biológicas, refiro-me ao darwinismo social grosseiro , no senso comum ou noutras manifestações teóricas mais sofisticadas ...
Abraço e viva o Zeca
_______ JRMARTO
Acordei com este tema, acredita?
É bom recordar, estas histórias que fazem parte da nossa própria existência.
Um abraço
"A origem das espécies"
Fazes-me recordar o livro de biologia e os caracóis que ilustram essa parte.
A alteração das cores que ocorreram para se livrarem dos predadores.
Conhecia apenas parte deste grande homem.
Beijinhos
Darwin: devemos-lhe tanto...
Obrigada pela visita e pelas palavras deixadas no meu "Ortografia". Virei mais vezes.
Beijos.
já tinha passado... não disse nada, ando numas guerras internas que me tiram do sério!
darwin, uma presença da evolução mundial!
bonito o teu texto, como sempre
aproveitemos o sol que nos ilumina e aquece a alma...
mil beijinhosssssssss
Enviar um comentário