sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Outros Ventos



Olho para 2009 e a previsão que faço não me anima. Sinto-me a entrar num grande buraco negro com um foco à beira de ficar sem pilhas. Mas, assim, de repente, lembro-me que afinal nem tudo vai estar em crise. Vamos ter um ano farto. Sim, farto, leram bem. Farto em eleições. E gostava que neste campo se obtivessem recordes. Que nas Europeias, nas Legislativas, nas Autárquicas não houvesse votos em branco nem abstenções.
Em Junho, provavelmente em dia de santo popular, os Portugueses irão eleger vinte quatro novos eurodeputados. Nos maiores partidos, claro que estou a falar do PSD e do PS, ainda não ouvi falar em nomes. Aguardo com expectativa. Francamente, espero uma renovação. É difícil mas a esperança não se extingue como o vento.
As autárquicas virão em Setembro/ Outubro pois, de acordo com a lei eleitoral, a sua marcação é da competência do governo e realizar-se-ão entre 22 de Setembro e 14 de Outubro. Aqui, adivinha-se um panorama mais agitado. Só em Lisboa, por exemplo, temos o regresso do "ressuscitado" Santana que, se aparecer coligado com o CDS, poderá obrigar o PS a aproximar-se do PCP e do BE. Mas, por enquanto, nada disto passa de uma pequena ventania que passa pelas pás deste humilde cata-vento.
No que às legislativas concerne, ainda não há qualquer calendário, que eu saiba, mas poderão acontecer em Setembro. Na primeira quinzena.Talvez! Estou a ver que não vai haver férias para ninguém e que o Verão, já de si quente, poderá mesmo vir a tornar-se tórrido.
Quanto a mim, estas vulgares pás, confessam sentir que o PS, a perder a maioria, vai perdê-la para a sua Esquerda. Que assim seja!
A tarefa de fazer voltar o PSD a ser uma alternativa ao PS não vai ser fácil. Há ventos, há correntes que não sopram, que não correm de feição.
O Cata-Vento retomará este tema, em tempo devido, de forma a fazer uma reflexão circunstanciada sobre cada um dos actos eleitorais.

46 comentários:

gaivota disse...

minha querida, digo como um (ex)jogador dizia, prognósticos ou previsões, só depois do jogo...
assim, lá mais para diante avaliaremos as previsões dos jeitosos que ainda temos pela frente deste nosso cantinho à beira mar plantado...
mas o meu mar é outro....... tu bem sabes e bem o conheces! arranja um instante e aparece...
mil beijinhos

Mare Liberum disse...

Gaivota

Vamos aguardar que o ano `inda agora começou.
O Cata-vento falará de tudo um pouco ,pretende ser um blogue generalista pelo que terás oportunidade de ler poemas, ouvir "falar" de livros, de política, de educação, de trabalho... e também aparecerão, de quando em vez, os velhos retratos que fazia.
Beijinhos

Pena disse...

Linda Amiga:
Olhe, penso que vou assumidamente votar no Bloco de Esquerda.
Tanto desencanto...!
Fez uma abordagem soberba e extraordinária ao momento politicamente imperfeito de Defesa da Democracia e do nosso bem-estar pessoal, social e humano.
Deixo-a com um pensamento optimista que faz parte do que sou, do que sinto e do que vai em mim.

A pérola preciosa da vida e da felicidade surge connosco. Conquista-se com ardor. Todos os dias! Só que temos de entregar à vida o melhor que possuímos cá dentro. Mesmo que entreguemos o vazio e o nada! A Felicidade também existe neles.

Há sempre um lugar para a Felicidade!

Beijinhos amigos, linda amiga brilhante.
Com imenso respeito, estima e consideração
Sempre a admirá-la

pena

OBRIGADO pela simpática visita e pelas palavras lindas lá deixadas.
OBRIGADO, amiguinha!

Mare Liberum disse...

Seja bem-vindo, amigo! Esta casa também é sua. Quanto à nossa democracia, sonhando sempre, melhores dias virão.

Beijinhos

Bem-haja!

rendadebilros disse...

A começar o ano com uma boa reflexão...
Temos que procurar o equilíbrio em nós ...
Beijos.

Mare Liberum disse...

Renda

Só com equilíbrio, serenidade e determinação podemos atingir os objectivos que nos propomos.Nunca desanimar apesar dos ventos fortes que se aproximam.

Beijos

Bem-hajas!

hfm disse...

Que 2009 cumpra os teus desejos! Um abraço.

Mare Liberum disse...

hfm

Sê bem-vinda a esta nova casa.

Beijinhos

DE-PROPOSITO disse...

A tarefa de fazer voltar o ... a ser uma alternativa ao ....
---------------
Muda-se a banda, mas tocam o mesmo. E não podem tocar outra coisa. O patrão não deixa. A subserviência dá resultados para alguns, mas nunca para todos.

Anónimo disse...

Como é bom ler-te.As reflexões que fazes são inteligentes,bem sólidas.
Depois as pessoas podem concordar ou ñ! Das coisas boas q. ainda nos restam.Q.nós agarramos e ñ deixaremos q.nos tirem.
Concordo contigo em quase tudo.
Olha,Amiga..."um olá" um terno beijo" como deixei no meu canto.
Beijoo.
isa.

anamarta disse...

Amiga
Tudo vale a pena quando a Alma não é pequena"
Fala assim o Poeta e a sabedoria.
E valeu realmente a pena!
Trazes-nos Ventos que esperemos sejam de mudança e de esperança.
Bem-Vinda!
Beijos

Mare Liberum disse...

De propósito

Sê bem-vindo! Esta casa também é tua.
Os sonhos devem ser alimentados. Eu continuo a dar força aos meus.

Beijinhos

Mare Liberum disse...

Isa:

Por enquanto ainda vamos podendo escrever o que pensamos.Concordar ou não e manifestar isso é próprio da democracia.

Um beijo grande, amiga!

Bem-hajas!

Mare Liberum disse...

Anamarta

Sê bem-vinda a esta nova casa.Pretendo falar de tudo um pouco.

Beijinhos

Bem-hajas!

o escriba disse...

Este ano vai ser pródigo em eleições. Nas legislativas teremos a oportunidade de mudar o rumo deste barco à deriva. Esperemos que não atirem com medidas populistas feitas à pressa que façam encurtar a memória.

bjs
Esperança

João Roque disse...

Muito boa análise/previsão do ano político português; é sempre melindroso falar emtemas como a política ou a religião, mas só porque infelizmente a intolerância ainda vai reinando. Se se expuserem ideias e se se aceitarem conversas com pessoas de ideias diferentes, até pode ser bem estimulante...
Sobre as eleições que se avizinham, gostaria como tu que a abstenção e os votos nulos ou brancos não as ganhassem, mas confesso que duvido; o desconentamento campeia e se por um lado há muita gente descontente com a actuação governativa, as alternativas não são brilhantes; por exemplo o BE é-me simpático, mas nunca será poder, nem coligado (na autarquia de Lisboa isso ficou provado com Sá Fernandes); acho que o maior trunfo político de Sócrates se chama Manuela Ferreira Leite e o PS não surpreenderá ninguém se ganhar as legislativas (provavelmente sem mauioria) e as euriopeias; nas autárquicas, depende de outros factores e em Lisboa, só uma esquerda unida poderá enfrentar com alguma calma um sujeito que eu desprezo, mas que é um trunfo que o PSD não se importou de ressuscitar (mais um sapo engolido).
A ver vamos.
Beijinho.

Branca disse...

Eu acho mesmo que este ano vai ser de esperança, apesar de o pintarem mauzinho e tu cá estás para minha alegria, afinal sou um bocadinho adivinha, logo no primeiro texto bem que desconfiava, embora ninguém me tivesse avisado e seja tudo tão diferente, afinal as almas sensíveis e amigas reconhecem-se, foi para mim a primeira grande alegria deste ano.
Quanto a eleições esperemos que as escolhas sejam boas e criem equilíbrio. Eu acredito sériamente numa renovação na Câmara do Porto com Elisa Ferreira e no país quanto mais não seja acredito que não haverá maiorias o que poderá criar mais consenso.
Depois falaremos nelas.
Por agora deixo-te um beijinho e olha que não és nada "cata-vento", até és muito equilibrada,ahahah!
Bem-hajas! (sempre gostei deste teu cumprimento).
Até breve.

Iscte 72-77 disse...

Vamos por partes; numa de Marcelo daria à musica 17 (só pq ele nunca dá mais!!)
Em relação ao conteúdo fez-me percepcionar que afinal com tanta eleição, os jeitosos vão fazer o impossível de não nos piorar muito a vida, senão só votarão os filiados. A ideia parece-me, em teoria, estapafurdia mas teria a sua piada!! Algo paradoxal...

Mare Liberum disse...

Escriba
Sê bem-vinda, querida amiga! As portas estão abertas para te receber. Também temo medidas e promessas que afectem ainda mais quem já tem memória curta.

Bem-hajas, Prancinha!

Bjinhos

Mare Liberum disse...

Pinguim

Também temo que a abstenção dos últimos anos venha a repetir-se. Não é salutar para a democracia que assim aconteça e tanto pior nas circunstâncias actuais.
É melindroso falar de política, de religião, de outros temas porque ainda não crescmos o suficiente para respeitar a liberdade individual, direito de todos nós.

Bem-hajas, amigo!

Beijinhos

ASPÁSIA disse...

OLÁ CATA-VENTO!

INICIAS UM NOVO ESPAÇO ONDE ME PARECE, SE VAI CATAR EM MUITA COISA E CANTAR MUITAS CANÇÕES - A QUE ESTÁ EM FUNDO É UMA DAS MAIORES VOZES DE PORTUGAL!

CONFESSO QUE NÃO SOU EXPERT EM POLÍTICA, MAS COM O QUE LI, CONCORDO PLENAMENTE. OS VENTOS NÃO ESTÃO NADA FÁCEIS PARA A NAVEGAÇÃO DA CARAVELA PORTUGAL!

O CATA-VENTO, INDICANDO O LADO DE ONDE SOPRAM BONS OU MAUS VENTOS, PODE SER UMA MAIS-VALIA NESTE UNIVERSO BLOGUISTA, UMA ESPÉCIE DE BÚSSOLA QUE AJUDE A ENTENDER ALGO DESTE EMARANHADO POLÍTICO, DESTE NOVELO SOCIAL, DESTES MAUS TEMPOS NO CANAL PORTUGUÊS.

QUE BONS VENTOS DEPRESSA SOPREM PARA ALEGRAR O CATA-VENTO E PARA NOS TRANQUILIZAR A TODOS QUANTO AO FUTURO QUE 2009 JÁ COMEÇA A TORNAR PRESENTE.

BEIJINHOS DE BRISA MARÍTIMA:)

Mare Liberum disse...

Branca

Também começo a pensar um pouco como tu. Ano de eleiçõs é ano de
promessas ainda que não se cumpram mas que acabam por ser geradoras de esperança.

Fico satisfeita com a tua participação. Este cata-vento não está muito habituado a ventos fortes. Por enquanto.

Bem-hajas, querida amiga.

Beijinhos

Mare Liberum disse...

Iscte 72-77

Olha que a tua ideia não me parece tão espatafúrdia quanto isso. Talvez tenhas razão.Em tempo de caça aos votos todos os cuidados são poucos.

Vai passando.

bem-hajas!

Bijinhos

margusta disse...

Querida Amiga,

... a tua estrelinha tem um brilho, especial!!!... Reconheci-a logo ;)

Que aconteça tudo isso em 2009 , é preciso é que estejamos cá para ver...

De resto já nos estamos a tornar imunes a tanta desgraça...

Beijinhos mil para ti...irei passando...

Mare Liberum disse...

Sê bem-vinda,Nôzita, Aspásia!
Esta casa também é tua. O cata-vento pretende ser um blogue generalista onde irei "falar " de livros, de poesia, de História e até escreverei um ou outro dos tais retratos que costumava fazer.

Também não sou expert em política, nem religião, nem literatura, nem...nem...

Espero-te para seroar.

Bem-hajas!

Beijinhos

Mare Liberum disse...

Sê bem-vinda, Margusta! És uma amiga que quero sempre presente na minha vida. És linda por dentro e por fora.

Saúde!

Mil beijinhos

lagartinha disse...

Ó p'ra mim aqui!
Já vi que isto promete...vou voltar amanhã, com mais tempo, mas queria vir largar muitas beijocas verdes e desejar um 2009 muiiiito feliz!
Saio rastejando...mas eu volto!
Bjocas

Mare Liberum disse...

Sê bem-vinda, Lagartinha!
As portas estão abertas para quem vier por bem e tu és amiga deste cata-vento há muito tempo.

Mil beijinhos, "bichinha" verde.

Bem-hajas!

MPS disse...

Cata-Vento

Achei sempre muita graça ao nome: cata (o) vento; procura o vento! Pois é mesmo de vento que precisamos, vento que limpe o ar e nos purifique. Assim seja!

Gostei da nova casa ao som do Zeca, claro.

Eu por mim só gostava que pudéssemos fazer na vida aquilo que podemos fazer nos blogues: encerrar uma casa para abrir outra.

Um grande abraço em meu nome e no do João

Mare Liberum disse...

Cara MPS

Seja bem-vinda a esta casa que também é sua. Também gosto do nome, embora estivesse indecisa entre outro que a amiga conhece,relacionado com uma mulher da Póvoa de Lanhoso que Camilo ajudou a eternizar numa das suas obras.
Quanto ao Zeca, amiga, permita-me que assim a trate, tenho cada vez mais saudades dele. Conheci-o bem, aqui no Algarve, e tive oportunidade de o acompanhar até à sua última morada.Ouço-o todos os dias. Não o deixaremos morrer.
Mudar de casa como quem muda de blog não é fácil mas não podemos desistir de sonhar. E eu sonho com outros ventos.

Um abraço fraterno

Anónimo disse...

Indispensável passar por aqui.
Beijoo.
isa.

Mare Liberum disse...

Outro beijo para ti, Isa!

Bem-hajas!

És sempre bem-vinda!

Espaço do João disse...

Minha querida.
Não sei por que mãos veio parar ao meu espaço. Gosto de trocar informações com todos, no entanto também gosto de saber com quem estou a falar. Penso que a entrada no meu espaço foi por ele se dedicar à natureza e afins. A amizade pelas pessoas é incólume. Gosto de ser sincero e, directo. Não tenho por hábito ser prosaico ou exibicionista. Se a tua intenção e do mesmo género poderás contar com um amigo fiel e que não tem qualquer outro interesse. Espero que me devolvas uma resposta,terás sempre um fiel amigo. Recebe um beijo fraternal ou paternal, pois não conheço outra maneira de resposta.

Mare Liberum disse...

João

A entrada no teu espaço não foi por acaso. És um amigo de longa data.E esta casa tem as portas abertas para te receber. Sei que vens por bem.

Beijinhos

Bem-hajas!

Unknown disse...

OLÀ!!!!! OLÀ!!!!
E como eu gosto do vento!!!!!
E como sabe bem aqui entrar!!!!
E "encontrei-te"!!!!
ehehehehe!!!!
Gosto muito deste novo "AR"...Virei com a brisa!!!!
BJKAS!!!!!

Tiago R Cardoso disse...

Eu sou mais contido, começo o ano com uma gripe...

De qualquer forma bom lugar este aqui.

Espaço do João disse...

Olá.
Bem vindos os ventos dessas bandas!!!
Além de gostar da natureza e afins, também gosto de outros temas. A política, para mim é sempre acompanhada. No entanto não a faço no meu espaço salvo alguma excepção.Assim sendo vou meter a minha colher nesse prato. Há um ditado antigo que diz o seguinte:- Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. Actualmente em Portugal verifica-se isso mesmo. Palavras bonitas quem as não tem? É ou não verdade que a crise se instalou em Portugal desde o primeiro governo de Cavaco Silva? Quem acredita no CDS, PCP BE PSD na pseudo Frente de Esquerda e, até mesmo no PS? EU??? Não!! Já sofri na pele o suficiente para não me deixar levar por demagogos. Algum de vós andou com um BI com o Nº a Azul onde normalmente era suposto ser a preto? Quem pode acreditar por ex. no Manuel Alegre? Já se esqueceram que foi ele quem mandou encerrar o SÉCULO, quando era secretário de estado para a comunicação Social? Quem é o Sr. Paulo Portas? O Senhor Loucã já alguma vez fêz algo que se visse? E o Jerónimo de Sousa que faz ele? Bem, eu não queria entrar por este caminho e juro que não vou continuar. Só espero que nas próximas eleições para todos os orgãos de soberania ninguém fique em casa, mesmo que do firmamento caia fezes dos anjos e dos diabos. Criticar no café é muito fácil, ir á luta é um pouco mais difícil. Para quem não me conhece, informo que já fui autarca e que conheço um "nadinha" de política e seus meandros. Bem já que me deixas-te a porta aberta, a minha não se fechará. Os meus amigos são como os meus inimigos, só depois de conhecê-los é que os aprecio.São como os frutos só depois de prová-los é que direi se gosto ou não. Que não haja tempestade para quebrar essas pás do cata-vento, gosto de sentir o chiar do seu veio bem como ouvir o bater de seus ferros. Um beijo e um fraterno abraço. João

Mare Liberum disse...

Avelaneira Florida

Sê bem-vinda! Esta casa é de todos aqueles que vierem por bem. Tu tens as portas abertas.

Bem-hajas!

Beijinhos

Mare Liberum disse...

Tiago

Sê bm-vindo! Cm gripe? Não me digas que a apanhaste em Barcelona enqanto comias o pão com manteiga?

Beijinhos

Bem-hajas!

Mare Liberum disse...

Pois é, João, o estado a que chegámos está a originar uma onda de indignação. Votar, votar, votar!

Que o branco ou a abstenção não ganhem as eleições.

Beijinhos

Bem-hajas!

Elvira Carvalho disse...

ELEIÇÕES, ELEIÇÕES ELEIÇÕES. E eu pergunto-me para que servem? Nem com binóculos descortino alguém que me inspire confiança, e que me leve a acreditar que vale a pena optar.
Um abraço e bom Domingo

Jorge P. Guedes disse...

Para estes joguinhos e contra-jogos da porca da política nunca dei o meu óbulo.
Todos juntos e metidos no latão do lixo acho que nem para bom adubo serviriam. Prefiro o estrume das vaquinhas e dos outros irmãos animais.
Só me dá para troçar deles, o que hei-de fazer?!

Analisaste bem as perspectivas e gabo-te a paciência, a seriedade e o cuidado postos, mas eles não merecem mais do que chacota e desprezo.

Um grande abraço para ti.
Jorge Sineiro

Mare Liberum disse...

Elvira, Amiga!

Votar? Sempre, amiga!É um acto democrático, um direito e um dever de que não devemos prescindir. Não votar em branco, não votar no escuro, votar em consciência.

Beijinhos

Mare Liberum disse...

Jorge

Infelizmentnão posso deixar de dizer que tens alguma razão. O meu cravo de Abril teima em manter-se florido, a esperança de que melhores dias virão não pode morrer sob pena de deixarmos para os nossos filhos um futuro muito sombrio.
Não deixes que essa desilusão,que esse descrédito te obriguem a ficar em casa.
Olha estou acampada nos bigodes do gato e a música é linda. Rui veloso/ primeiro beijo.

Bem-hajas!

Abraço

desculpeqqc disse...

:)

Mare Liberum disse...

LFM

Sê bem-vindo!

:):)