terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Elas aí estão quais mouras encantadas...

Fotos cata-vento

A tarde já começava a cair mas estava linda. Saí disposta a fotografá-las. Andei uns metros e encontrei-as, num vale paradisíaco de onde se observavam os montes e vales da Serra do Monte Figo. S. Brás de Alportel cresceu num vale abrigado entre duas serras algarvias. A sul, o Monte Figo, a norte, o Caldeirão. É uma terra abençoada onde também crescem as oliveiras, produtoras do "ouro líquido", as alfarrobeiras, as figueiras, as azinheiras e os sobreiros. Aconselho um passeio pela Rota da Cortiça mas não dispensem a máquina fotográfica. Majestosas, agora, estão mesmo as amendoeiras, prontinhas para noivar, envoltas em flores delicadas, brancas ou róseas. Milagres da Mãe- Natureza! Subam à Pousada, infelizmente fechada, e deleitem-se com os 360º de paisagem avassaladora que daí podem disfrutar. Continuem a viagem pela estrada nacional nº 2 e subam ao Moinho de Vento. A serra do Caldeirão, imponente, verdejante, recortada num céu azul intenso, convida-nos a subi-la até ao miradouro lá nos seus confins. Raros são os que resistem ao seu apelo. Os sabores algarvios surpreendem-nos mal começamos a viagem. É o presunto, o queijo, os enchidos, o porco grelhado ou frito, a galinha caseira, o borrego no forno... os doces de amêndoa, de figo, de alfarroba, a aguardente de medronho... o mel é outro produto serrano que convém comprar para adicionar no chá de limão ou no leite quente...mezinha para o constipado desta altura do ano. Sou uma sambrasense orgulhosa da sua terra, das suas gentes, dos usos, costumes e tradições que gente de boa vontade, com uma resistência férrea como a água que brota da fonte com o mesmo nome, persiste em manter. Assim continuem! Bem hajam!

Lourdes disse...

Linda descrição da sua bela serra. Adorei pois também sou uma apaixonada pela minha. As amendoeiras devem estar a ficar lindas e darem ainda mais beleza à serra.
Lourdes

AC disse...

Uma excelente sugestão, reforçada na qualidade do texto. Pela descrição, é um sítio onde me sentiria bem. Obrigado.

Beijo :)

Elvira Carvalho disse...

Que belo passeio amiga. E que bonitas estão as amendoeiras. Ainda um ano ganho coragem e vou vê-las. Duas coisas que quase toda a gente faz na vida e eu nunca fiz. Ir ao Algarve no tempo das amendoeiras floridas e ir à Serra da Estrela no tempo da neve ( a única vez que lá fui foi em Agosto)
Um abraço

Idanhense sonhadora disse...

Belo o seu texto , linda a sua serra .Este é mesmo um país de maravilhas ...As amendoeiras já floridas dão à serra uma beleza sem igual .Isto para não pensar nos petiscos ...
Quina

João Roque disse...

Belas fotos.
Quando se abre o teu blog aparece um aviso para retroceder, por causa de teres algo de um sítio chamado "o sino da aldeia"...

Lilá(s) disse...

Pela descrição apetece mesmo voar rumo ao Algarve...adoro a suavidade da flor de amendoeira.
Bjs

ps: este blogue está com aquele aviso horrível de vírus, claro que insisti e não aconteceu nada...

Filoxera disse...

serra bela...

abrazo serrano

José Lopes disse...

São lindas em flor, mas como estou constipado vou testar a receita...
Cumps

Anónimo disse...

Fiquei com apetite para dar esse passeio! :)

Mesmo com este frio que decidiu fazer uma visita ao nosso cantinho à beira mar plantado, tenho sempre vontade de um passear, e a sugestão da minha amiga até que não é nada má ;):)

Tudo de bom.

Mariazita disse...

Bom dia, Isa
Agora, com a auto-estrada, já não se passa pela serra, a caminho do Algarve, como acontecia nos bons velhos tempos :)
Atravessei-a várias vezes, deliciando-me sempre.
Há anos fui com o marido, ao Algarve, em princípios de Fevereiro, propositadamente para ver as amendoeiras em flor.
Espectáculo deslumbrante!
A tua descrição abriu-me o apetite de voltar...

Bom fim de semana. Beijinhos

helia disse...

Lindas Imagens e excelente descrição da serra ,e quem não a conhece fica com muita vontade de a conhecer!

jorge esteves disse...

A Primavera já pegou na sua paleta de cor. São as primeiras misturas de cor que, não tarda, hão-de encharcar montes e vales. E os nossos olhos.
Que esperam...
abraço,

jorge

Petrus Monte Real disse...

Lindas, as tuas amendoeiras,
tão bem retratadas!
Descobres sempre belas paisagens, com que delicias os nossos olhos e, desta feita, não só...

Está aguçado o apetite para uma próxima viagem pelo interior da surpreendente serra algarvia.
Oxalá que a civilização moderna preserve esta bela criação da Mãe-Natureza!
Bem haja
Grande abraço

Anónimo disse...

Este blog está sempre de parabéns, mas hoje especialmente!

Acho que não estarei enganado se disser que hoje é dia de aniversário deste tão agradável cantinho.

Beijinhos e abraços para a autora ;):)

Tudo de bom.

Fernando Santos (Chana) disse...

Belas fotografias de lindas amendoeiras...Espectacular....
Cumprimentos

Fátima Pereira Stocker disse...

Cara Isabel

Texto mimoso como as paisagens que retrata. É sempre muito bom lê-la.

Beijos
__
P.S. Finalmente consegui entrar aqui... o meu medo de perder uma vida inteira de trabalho leva-me a não correr perigos. Eu tinha-lhe escrito, mas provavelmente não recebeu a mensagem.

Branca disse...

Olá Isabel,

Adorei este cabeçalho deslumbrante e todo o teu texto, bem como as amendoeiras em flôr. Tudo nos abre o apetite para seguir o percurso para que nos aliciaste.